Mas, enfim, o que é policarbonato?

Policarbonato é um termoplástico ( um plástico que amolece quando aquecido, permitindo assim que se faça curvas e vários outros formatos ) . Ele possui alta transparência e
resistência e é mais leve que o vidro. Pode ser curvado a frio. 

O policarbonato é produzido em chapas. Estas chapas podem ser compactas, alveolares e refletivas ( chapas compactas produzidas com tratamento anti-abrasivo e melhor eficiência térmica ) . O policarbonato vem sendo utilizado largamente na construção civil como substituto de placas de vidro que são mais caras, mais pesadas e de difícil moldagem. 

A escolha do produto precisa levar em conta a luminosidade, a curvatura desejada e o conforto térmico além da estética. 

Cobertura de Policarbonato

É indicado em locais que exigem iluminação natural, porque o nível de transparencia pode chegar a 90 por cento. Possui alta resistência ( 200 vezes superior ao do vidro e 30 vezes maior que ao acrílico ) , por isso é recomendado para cobrir áreas externas, jardins de inverno, estufas, piscinas e garagens.

Durante a instalação, é preciso deixar um espaço para dilatação, porque o policarbonato tem alto coeficiente de expansão térmica.

As chapas são encontradas nas cores cristal, verde, azul, cinza, bronze e branco leitoso. As cores mais escuras como o bronze, absorvem mais calor e têm menor índice de luminosidade.

Uma característica é a menor resistência a abrasão. Por ser menos rígido que o vidro, ele risca mais facilmente. Então, para áreas que exigem limpeza mais frequente, deve-se colocar uma película anti-abrasiva. 

Gostaria de ver mais artigos sobre policarbonato?