Lonas de Cobertura



O que são lonas plásticas

São materiais obtidos a partir de matérias primas não naturais, como por exemplo, o PVC (policloreto de vinila), o polietileno, ou o polipropileno. Geralmente são produtos
cuja origem ou síntese das matérias primas é petroquímica.

Lonas de PVC:

As lonas de PVC apresentam-se com laminados em suas superfícies e uma tela de reforço no verso ou no meio. Outros termoplásticos geralmente apresentam-se somente laminados, sem o tecido que caracteriza o reforço.

Função das telas de reforço:

São geralmente fios de poliéster , poliamida ou outros materiais, que entrelaçados (trama) formam tecidos de alta resistência a rupturas. As suas funções, quando acoplados aos laminados termoplásticos (ex. PVC), são conferir resistências mecânicas e físicas contra agentes naturais (vento, etc.) e permitir o tensionamento, garantindo a durabilidade da lona.

Aplicações:

Para toldos e coberturas, há as lonas estampadas, para caminhões há uma lona mais reforçada e mais pesada. No entanto, as lonas (translúcidas ou não) podem ser utilizadas tanto para luminosos em comunicação visual como para toldos.

Ressecamento das lonas

Com o tempo o PVC sofre a ação dos raios ultravioleta do sol, além das chuvas ácidas e carregadas de outras substâncias da atmosfera. Estes fenômenos contribuem muito com o envelhecimento do material. Ocorre o que chamamos ressecamento.




Proteção UV:

Algumas lonas contam com aditivos anti-UV que aumentam a resistência ao ressecamento causado pela exposição excessiva ao sol.

Durabilidade das lonas:

 O tempo médio de vida útil de uma lona comum é de aproximadamente dois anos.